Hipertextus Revista DigitalHipertextus Revista Digital Hipertextus Revista DigitalNehte/UFPE Website UFPE
Indexadores Nacionais:
Indexadores Internacionais:
Visitantes online:
 
Editorial - Volume 19

Prezados leitores,

Prezados hiperleitores

Em seu 19o. número, a Revista Hipertextus apresenta artigos provenientes de vários estados do Brasil e de diferentes centros de pesquisa, abordando questões relacionadas: à produção dos sujeitos em Redes Sociais e em Tecnologia Móvel;à Robótica Computacional para o ensino de Inglês; ao ensino de Fonética com a utilização das Tecnologias Digitais; e, ainda, a Resenha Crítica do livro Velhas práticas em novos suportes? As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICS) como mediadoras do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. Organizamos o volume 19 da seguinte forma:

No artigo 1, intitulado Orientações para Escrita da Redação do Enem em Vídeos do Youtubeintitulado, da autoria de Wanderleya Magna Alves (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte) e José Cezinaldo Rocha Bessa (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), analisa orientações para a produção da redação do ENEM expressas em vídeos do YouTube, focalizando aspectos explorados na produção do texto dissertativo e as concepções sobre escrita que as sustentam.

No artigo 2, intitulado Textualidade em Tecnologia Digital Móvel: A Construção da Coeso e da Coerência em Textos Imagéticos/strong>, da autoria de Roberta Varginha Ramos Caiado (Universidade Católica de Pernambuco), Renata Fonseca Lima da Fonte (Universidade Católica de Pernambuco) e Isabela Barbosa do Rêgo Barros (Universidade Católica de Pernambuco), discute os aspectos da textualidade, coes;ão e coerência, em textos imagéticos produzidos em tecnologia digital móvel (TDM).

O artigo 3, intitulado O Uso do Telefone Celular em Sala De Aula: O Olhar de dois Alunos-Professores, da autoria de Marcus de Souza Araújo (Universidade Federal do Pará), apresenta o olhar reflexivo de dois alunos do curso de Letras-Inglês a respeito do uso do telefone celular em sala de aula para fins pedag ógicos.

O artigo 4, Dinâmica Sociointeracional em Grupos do Facebook: Mapeando Redes de Comentários Online, da autoria de Luciane Cristina Paschoal (UFRA) tem por objetivo analisar as dinâmicas sociointeracionais em nove grupos do Facebook. Os dados foram coletados por meio de observações sistemáticas, tendo como base a etnografia online.

O artigo 5, intitulado Robótica Aplicada ao Ensino Fundamental: Uso do Nao como Apoio ao Ensino do Inglês, da autoria de Robson Lins (Universidade Católica de Pernambuco), Sérgio Murilo Maciel Fernandes (Universidade Católica de Pernambuco), Matheus Marinho (Universidade Católica de Pernambuco), Avelino Alonso (Universidade Católica de Pernambuco) e Francisco Madeiro (Universidade Católica de Pernambuco), apresenta uma aplicação desenvolvida com o uso do robó NÃO, que tem por objetivo auxiliar o ensino de vocabulário para crianças que est;ão iniciando o estudo de inglês. Para o desenvolvimento da aplicação foram usadas técnicas de convers;ão texto-fala e reconhecimento de imagens. Informações obtidas por meio de questionários aplicados a professores de inglês apontam para a adequaç;ão da aplicação.

Por fim, o artigo 6 intitulado Um Exemplo de Ensino de Fonética Mediante Recursos Laboratoriais: Os Traços de Jakobson no Software Praat, da autoria de Marco Barone (Universidade Federal de Pernambuco) e Vicente Masip (Universidade Federal de Pernambuco), apresenta, como exemplo de inovação didática e suporte ao aprendizado, teórico e prático, a aplicação de um moderno software de análise acústica identificação visual dos doze pares de traços distintivos, propostos por Roman Jakobson.

O volume 19 da Hipertextus traz, ainda, a Resenha Crítica, da autoria de José Alberto Miranda Poza (Universidade Federal de Pernambuco), do livro Velhas práticas em novos suportes? As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) como mediadoras do complexo processo de ensino-aprendizagem de línguas. SOUZA, Fábio M.; SANTOS, Geyza de F. Rio de Janeiro: Oficina da Leitura, 2018, 108 p.

Portanto, os editores da Hipertextus v.19, cumprindo mais um vez seu papel de divulgar resultados de pesquisas sobre como utilizar as tecnologias para melhorar a educação, deseja a voc ê uma excelente e proveitosa hiperleitura.

Acessar Volume 19

Desejamos-lhe uma excelente Hiperleitura!

Roberta CAIADO (UNICAP/Nehte) (Editora)
Antonio Carlos XAVIER (UFPE/Nehte) (Coeditor)